terça-feira, 31 de julho de 2012

Cutiano, o estilo brasileiro de montar.

Com estilo tipicamente brasileiro de montar, o cutiano foi a primeira modalidade a interar os rodeios do Brasil. É caracterizado pela falta de apoio do competidor, que resiste aos pulos do animal com o uso de apenas uma das duas cordas, amarradas à peiteira do cavalo. Com o tempo cronometrado de oito segundos, o competidor precisa tirar o maior proveito possível do animal nesse tempo. Faz parte do equipamento para esta modalidade: um arreio que é um assento de couro colocado sobre o cavalo; o baixeiro que é uma capa feita de tecido grosso ou pele de carneiro, colocada entre o lombo do animal e o arreio; a peiteira que é um apoio que passa no peito do cavalo para proporcionar maior equilíbrio ao peão e rédeas com duas canas que são tiras de corda que o atleta segura com uma das mãos.
No primeiro pulo do animal, o competidor posiciona as esporas, sem pontas, no pescoço, acima da paleta do cavalo. A partir do segundo pulo, as esporas devem ser puxadas para trás, em direção à cava da paleta. A montaria pode ser feita utilizando a peiteira ou ferrinho, fica a critério do tropeiro para decidir em qual dos dois o seu animal possui maior desempenho. Lembrando que as esporeadas aumentam o grau de dificuldade da montaria, pois o cowboy fica mais solto sobre o  animal, aumentando assim as chances de notas mais altas.


Foto: Leandro Nascimento
Thiago Mega vs Bugra
Na foto acima, a montaria foi realizada pelo peão Thiago Mega e o animal é a égua Bugra, portanto, cai por terra a história de que o sedém aperta os testículos dos animais.
                       ACESSÓRIOS DO CUTIANO:
-         Arreio: assento de couro colocado sobre o cavalo
-         Barrigueiracintos que prendem o arreio, passando pela barriga do animal
-         Rédeas: corda em que o peão segura com a mão de apoio.
-         Peiteira: apoio que passa no peito do cavalo, usado para proporcionar maior equilíbrio ao peão
-         Baixeiro: capa feita em tecido grosso ou pele de carneiro, colocada entre o lombo do animal e o arreio.
-         Ferrinho: tipo de arreio por onde se passa uma corda para amarrar o cavalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário